A CRIAÇÃO DA TERRA

         "Não há nada mais difícil de mudar, do que  
      idéias 
passadas em julgado sem exame prévio"
                   D. Afonso Henriques, Rei de Portugal.


   Há duas formas de se ver a criação da Terra: Criação Caótica e Criação original.

   A criação caótica é a que geralmente se extrai de um exame superficial do texto de Gênesis 1. É a criação de que já ouviu falar a esmagadora maioria das pessoas. Ocorre que nenhuma parte das Escrituras é de particular interpretação. Se interpretarmos as Escrituras como um todo, colocando em ordem a narração dos fatos, vamos ver que há muito mais possíbilidade de ter havido uma criação original, perfeita, não caótica, de uma só vez, e que os seis dias da criação, em Gênesis 1, é, na realidade, o relato da (Re)Criação da Terra após a queda de Lúcifer.

    A propósito, se Deus tudo fez perfeito em seu tempo (Ec 3:11), não teria sentido fazer uma terra caótica, com trevas sob a face do abismo e inabitável.

           Vejamos a Cronologia da Criação:

         No Princípio criou Deus os céus e a terra.  Nenhuma razão existe para se estabelecer uma data para a criação do mundo ou Universo, com base neste versículo. Muitos cristãos genuínos aceitam a estimativa de uma idade extremamente antiga para o universo. Bem pode ser que milhões de anos tenham transcorrido entre os versos 1 e 2 da Bíblia. (1.1)

         No princípio fundaste a terra... porque falou, e tudo se fez; mandou, e logo tudo apareceu. Porque assim diz o Senhor que tem criado os céus, o Deus que formou a terra, e a fez; ele a estabeleceu, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada. É ele quem fez a terra com o seu poder, estabeleceu o mundo com a sua sabedoria, e estendeu os céus com o seu entendimento.(Hb 1:10/Sl 33:9/Is 45:18; Jr 51.15)

      Assim diz o Senhor Jeová: No dia em que Lucifer desceu ao Sheol, fiz eu que houvesse luto. Fiz cobrir o abismo por sua causa. e retive as suas correntes, e elas detiveram-se; e cobri a Terra de preto por causa dele, e todas as árvores do campo por causa dele desfaleceram.

       Eis que o Senhor esvazia a terra, e a desola, e transtorna a sua superfície...  E a terra tornou-se sem forma e vazia, e havia trevas (demônios) sobre a face do abismo (Ez 31:15; Is 24:1; Gn 1:2).


 Alguns estudiosos da Bíblia admitem que a palavra ”era” em Gênesis 1:2 deveria ser traduzida ”tornou-se” ou "estava", indicando a hipótese de que a criação original teria sido destruída por ocasião da queda de Satanás no pecado. Significaria então, que a criação descrita nos versos seguintes, tem referência à presente criação e não a uma criação anterior. da qual é possível identificarmos as evidências nos fósseis e na história geológica. (1.2; 2.1), e conforme se vê pelos textos supra, os quais demonstram ser a Bíblia completa e exata, também do ponto de vista cientifico.

 

A (RE)CRIAÇÃO DA TERRA

         No Princípio criou Deus os céus e a terra. E a terra tornou-se sem forma e vazia. E o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

        Observei a terra, e eis que estava assolada e vazia; e os céus e não tinham a sua luz.

        E Disse Deus: Haja luz. E houve luz. (Jr 4:23; Gn 1:3).

        Segue-se os seis dias da (re)criação

FALE CONOSCO


       
Missões Trasnsculturais Missões Trasnsculturais