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O INÍCIO DA CRONOLOGIA
Embora a Bíblia seja essencialmente Hebraica, depois Israelita e
mais tarde, judaica, ela tam-bém é Universal. Aliás, o Sacerdócio
Universal, de Noé até Abrão, passando por Melquisedeque é anterior ao
Sacerdócio Nacional, que vai começar exatamente em Exodo 19:6, com Moisés
e o povo de Israel, horas antes da Promulgação da Lei, no
Sinai.
Portanto, a
Bíblia inicia com um pensamento teológico, contratual e de parceria e um
sistema jurídico de Domínio, com Adão, passa a um pensamento gentílico de
Babel até Noé, incluindo Jó: é o Sacerdócio Universal. Transmuda-se em um
pensamento hebraico e mais tarde israelita e judaico, no Sacerdócio
Nacional, que vai da Lei até o fim do Sacerdócio Nacional, com o Exílio na
Babilônia.
Volta a um pensamento predominantemente
gentílico, agora mesclado com o pensamento judaico, da Reconstrução de
Jerusalém até o Messias, o Príncipe, passando pelo período interbíblico e
assume novamente um pensamento predominantemente gentílico (com nuances
hebraicos mas não judaicos), com o Novo Testamento, que é a Era da Graça,
ou era da Igreja, desde aqueles dias ate os dias atuais.
Assim, se os dias
de Noé são como os dias atuais (e disto não se duvida nem se discute) os
dias anteriores a Noé, com muito mais propriedade também são como os dias
atuais.
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